Estado garante perfuração de mais poços artesianos
![](/img/31228/500/Estado-garante-perfuração-de-mais-poços-artesianos.jpg)
Novas perfurações de poços artesianos na zona rural de Itabuna foram asseguradas pelo Governo do Estado ao prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, durante encontro realizado na tarde de terça-feira, dia 31, em Salvador, com o diretor-presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), Marcus Vinícius Bulhões. De acordo com o prefeito, desta feita serão beneficiados os assentamentos Manoel Chinês, Alemita, Bela Flor, Agrafan, Horteiros de Nova Ferradas, Serrado e Ribeirão Seco.
A perfuração de poços é uma das alternativas encontradas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Itabuna para amenizar os efeitos da estiagem – a maior das últimas décadas na região sul do Estado – que diminuiu consideravelmente os níveis nos rios que abastecem Itabuna e reduziu drasticamente o abastecimento de água para o consumo humano em cerca de 30 municípios. A perfuração de poços está sendo desenvolvida nas zonas rural e urbana de Itabuna, com bons resultados alcançados.
Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aldenes Meira, a direção da CERB garantiu a realização urgente de estudos geológicos para a perfuração de poços nas imediações dos condomínios residenciais Gabriela e Jubiabá, viabilizando a imediata entrega dos apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Também foi assegurado o comprometimento da empresa em agilizar a análise da água e testes de vazão para a imediata instalação dos poços já perfurados.
O encontro entre o prefeito de Itabuna e o presidente da CERB acontece um dia depois de Vane anunciar mais investimentos, com recursos municipais, para garantir a oferta de água para quatro setores da zona urbana, beneficiando moradores dos bairros Góes Calmon, Monte Cristo, Antique e toda zona oeste do município. Obras já estão sendo realizadas, no distrito de Castelo Novo, no Rio Almada, em Ilhéus, onde é captada parte da água consumida pela população. As obras deverão estar concluídas no final deste mês.
Com a instalação de um conjunto hidráulico composto por tubos e conexões (barrilete) para a distribuição de agua, dois motores auxiliares de 300 KVA cada e um moto-bomba de 175 KVA, a Emasa vai ampliar a oferta de água que atualmente é de 350 litros por segundo para 550 litros por segundo. Novos equipamentos também foram adquiridos pela empresa para facilitar a operação técnica de captação e adução para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
O prefeito Claudevane Leite lembra que outras ações auxiliares estão sendo colocadas em prática pela empresa há 120 dias, a exemplo do transporte diário em carros-pipa de dois milhões de litros de água doce tratada, captados na Embasa, no Rio das Contas, em Ubaitaba, que são distribuídos em 170 tanques de cinco mil e dez mil litros colocados em locais estratégicos de Itabuna e para os hospitais, asilos, orfanatos, etc.